SALVE O VILA NOVA
Em 29 de julho de 1943, nasce o grande. Fundado pelo coronel Francisco Ferraz de Lima, desde cedo o Vila Nova enfrenta muitas dificuldades. Dificuldades estas, que nunca foram motivos para a estrela colorada deixar de brilhar. Pelo contrário, elas deram motivos para que sua história fosse coberta de glórias, superação e raça, muita raça. De Vila Nova, mudou seu nome para Operário, Araguaia. Mas a tradição manda, a magia existe: para sempre Vila Nova Futebol Clube.
Para os mais antigos, vale relembrar sua primeira glória: 13 de março de 1961, Campeão do Torneio Octogonal Goiânia/Anápolis. Com dois gols de Donato e um de Zezinho, o Vila Nova foi campeão do torneio pelo placar de 3x1 em cima de seu arqui-rival Goiás.
E porque não recordar os momentos inesquecíveis do primeiro título estadual? Ainda no mesmo ano, no domingo - 17 de dezembro - o colorado levanta a taça de campeão estadual. Escalado com: Adilson, Waldemar, Sérgio, Neném e Tido; Romeu, Paulinho e Gibrair; Sete Léguas, Zezinho e Dica, com um gol de Paulinho, um de Sete Léguas e dois de Gibrair, o Vila Nova venceu de goleada a equipe do Atlético pelo placar de 4x0.
TETRA CAMPEÃO
Esse mesmo time, o do glorioso Gibrair - Pérola negra -, conquistou nos anos seguintes o Tricampeonato Estadual, ficando invicto nada menos que 62 partidas.
Mas o título de Tricampeão não cessou a sede do Tigre. Em 1977/78/79/80, conquistou o inédito. Agora, o time da Vila Famosa era Tetracampeão Estadual, confira o placar dos jogos finais:
1977 Vila Nova 1x0 Goiânia
1978 Vila Nova 1x0 Goiás
1979 Vila Nova 0x0 Atlético
1980 Vila Nova 1x0 Anápolis
SALVE O VILA NOVA, ORGULHO DA NOSSA REGIÃO
Aos mais jovens vilanovenses que compõem a maior massa de torcedores do Centro-Oeste, as lembranças são mais recentes. Porém, tão emocionantes quanto quaisquer outras glórias obtidas na história do Vila Nova Futebol Clube. Em 1996, o time comandado por Roberval Davino foi Campeão Brasileiro Invicto da Série C. Foram 14 jogos, sendo 11 vitórias e 3 empates. 30 gols marcados e apenas 8 sofridos. Aos apaixonados, eis a escalação do time que bateu o Botafogo-SP pelo placar de 1x0 no dia 8 de dezembro de 1996: Humberto, Moisés, Ryuler, Wladimir e Luciano; Mona, Tim e Sabino; Gilberto (PC), Wellington (Júlio César) e Roni (Valdenir). Gol de Sabino.
Exemplo maior de superação, força e raça não há. 1999, em um clássico de tirar o fôlego, partida válida pelo Campeonato Goiano, o Vila Nova perdia para seu arqui-rival Goiás por 3x0. Surpreendentemente, virou o placar para 5x3, com direito a gol do meio de campo, feito por Leonardo. Neste dia, a Torcida Esquadrão Vilanovense estreava o maior bandeirão em forma de camisa do mundo. Tão grande quanto a quantidade de torcedores que lotavam o Serra Dourada para aquele espetáculo.
Os títulos e momentos inesquecíveis vão muito além dos aqui registrados. Mais recente, temos o título do Goianão 2005, onde novamente o colorado tripudiou o seu rival Goiás na final. A primeira partida 1x1, e a grande final foi disputada em uma incrível cobrança de pênaltis. 3x1 para o Vila Nova.
Não há como esquecer o memorável time de basquete, Campeão da Taça Brasil de 1973 e Campeão Sul-Americano em 1974. Além do futebol profissional, o Vila Nova possui inúmeras conquistas com suas Categorias de Base.
O VILA NOVA NÃO PODE PARAR, O TIGRE DA VILA FAMOSA TEM QUE TRIUNFAR
Grandes dificuldades foram enfrentadas pelo Tigre em 2006. Depois de uma participação coadjuvante no campeonato estadual, o time foi rebaixado para a série C do Campeonato Brasileiro. Mas o Vila Nova não pára, ele não pode parar. No dia 28/11/2007, com a presença de quase 40mil colorados, o Vila Nova enfrentou o Nacional, venceu pelo placar de 3x0 e sua posição na série B do brasileiro foi restabelecida.
SUA TORCIDA É FENOMENAL (É A MAIOR!!)
Indiscutivelmente, o Vila Nova possui a maior torcida do Centro-Oeste brasileiro. Mas não citemos quantidade; vamos falar de paixão. É a mais vibrante, forte e alucinada. Não importa onde nem a que circunstâncias o Vila Nova se encontra. A certeza que temos é que sempre, sempre a massa colorada estará presente, fazendo festa e sendo de fato o 12º jogador em campo. Torcedor de verdade é aquele que não teme em dizer ao seu clube "Eu te amo", aquele que sente arrepio quando o time entra em campo; o que não segura as lágrimas na derrota e perde a voz nas vitórias. Torcedor de verdade é o torcedor vilanovense. Falar de paixão é fácil, difícil é traduzir em palavras tamanho sentimento.
ÊTA ESQUADRÃO LEGAL!
Torcida Esquadrão Vilanovense. A fiel, que há dezesseis anos acompanha o Vila Nova onde quer que ele esteja. Tudo pode ser resumido na frase que a própria torcida tem como lema: "O Vila nos une, nada nos separa".
PARABÉNS VILA NOVA FUTEBOL CLUBE
O Vila Nova é mais, muito mais que um time em campo. É um clube de futebol que representa milhares de corações devotos. Corações estes, que pertencem à espécie mais apaixonada que já conheci: o vilanovense. Parabéns Vila Nova Futebol Clube, pelos seus 67 anos de glória! Parabéns e obrigada, muito obrigada por existir.