Vila Nova orienta atletas no período de quarentena

Postado em: 24/03/2020 às 08:49

Vila Nova orienta atletas no período de quarentena
(Foto: Douglas Monteiro/ Vila Nova F.C.)
O Vila Nova liberou o elenco profissional na última semana, quando foi anunciada a suspensão do Campeonato Goiano como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus. A partir de então, os atletas foram instruídos em relação à rotina de exercícios e alimentação pelos profissionais do clube.
 
Na parte física, o preparador físico do Tigre, Leonardo Bassotto, conta que a primeira instrução foi para treinos em academia, mas que logo teve que mudar devido ao decreto de fechamento das mesmas. “Logo que os atletas foram dispensados, montei uma planilha de trabalho para executarem na academia. Porém, logo as academias foram fechadas, então montei uma sequência de exercícios para fazer em casa”, diz.
 
O objetivo principal do treino passado foi o de amenizar as perdas dos atletas, tanto na parte muscular como na de condicionamento físico. Leonardo explica que manter a intensidade física de uma temporada competitiva em casa é muito difícil e que, quando os trabalhos retornarem, a parte física será iniciada como se estivesse em pré-temporada.
 
“Não tem como termos ganhos, pois vínhamos do meio de uma temporada competitiva, com um nível de treinamento bem intenso. Em casa, sem acompanhamento, dificilmente conseguiremos ter algum acréscimo. O intuito é mesmo atenuar a perda de massa muscular e condicionamento geral. Essa indicação de trabalho visa mais a parte muscular, mas também tem o trabalho cardiovascular. De qualquer maneira, quando a gente retornar os trabalhos, vamos iniciar quase que do zero um trabalho de pré-temporada”, esclarece.
 
Na parte alimentar, a nutricionista do clube, Núbia Melo, conta que a orientação é evitar a ingestão de gorduras e açúcar e estimular o consumo de saladas e frutas. “Tem que evitar alimentos  mais calóricos e ricos em gorduras, como frituras e carnes gordas. Diminuir consumo de açúcar e doces para minimizar o excesso calórico e evitar o peso gordo. Aumentando o peso gordo, o rendimento é diminuído. O ideal é dar preferência à comidas caseiras, consumo de saladas e frutas”, destaca.
 
O retorno dos trabalhos no clube está previsto para o início de abril. No entanto, ainda é incerta a continuação do Campeonato Goiano, bem como o início da Série C, já que a CBF suspendeu todas as competições nacionais em andamento em virtude da pandemia de Covid-19. Durante este recesso, o Vila Nova já dispensou seis atletas e reformula o plantel de Bolívar visando a Terceira Divisão.
 
Núbia Alves, da Assessoria de Imprensa VNFC